INÍCIO
BLOG
PAÍS BASCO
NOTÍCIAS
NOSSOS CONTACTOS

O País Basco

 

O País Basco ou Euskal Herria, ou o país de língua basca (Euskara), é uma tradição do território, cultura e história basca, que está associado um grupo étnico, o Basques1. Vasconie chamado a Idade Média, que se estende do Ebro para o Adour, em ambos os países, principalmente a Espanha ea França, abrangendo a extremidade ocidental dos Pirinéus, e é banhado pelo Golfo de Biscaia.

 

É difícil determinar com precisão os contornos do País Basco cujas fronteiras administrativas nem sempre coincidem com as fronteiras étnicas e culturelles2. De acordo com a Academia da língua basca, este é os territórios de língua basca nomeados em 1643 pelo escritor Axular no prefácio de seu livro "Gero" 3,4, ou seja, as sete províncias bascas tradicionais ( Zazpiak Bat): Labourd, Soule, Baixa Navarra, Navarra, Vizcaya, Álava e Guipúzcoa.

 

Com base nesta definição, o País Basco abrange actualmente 20 500 km2 e 3 milhões de habitants5, divididos em três entidades políticas distintas: duas regiões espanholas, a Comunidade Autónoma do País Basco (três províncias, Alava, Guipuzcoa e Biscaia, representam 35% do território e 72% da população total) e Navarra (mais de 50% do território e 19% da população total) e uma parte do departamento francês de Pirineus Atlânticos: País Basco francês (Labourd, Baixa Navarra e Soule representam 15% do território e de 9% da população).

 

Conteúdo abaixo CC-BY-SA 3.0 licença (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.fr) Fonte: Artigo no País Basco francês Wikipedia (http: //fr.wikipedia. org / wiki / Pays_basque).